Início | O que é? | O Ficheiro | Legislação | FAQ's | Pedido de Informação

 

Analisador SAFT

Sabe qual o conteúdo do seu ficheiro SAFT? Será que os dados do seu ficheiro SAFT estão coerentes e de acordo com as regras publicadas pela Direcção Geral dos Impostos? Saiba como poderá validar e analisar toda a informação constante no seu SAFT, qualquer que seja a sua aplicação de gestão!

O que é o Analisador SAFT?
O Analisador SAFT é aplicação de auditoria, desenvolvida especificamente para trabalhar com os dados constantes no standard SAFT-PT, tirando partido do conhecimento dos seus formatos e conteúdos.
 
 
Com o Analisador SAFT, pode abrir um ficheiro standard SAFT-PT e executar, logo, testes automáticos de auditoria, analises de resultados contabilisticos e fiscais, consultas e listagens diversas, num conjunto pré-configurado especializado para os dados constantes neste standard.

O Analidador SAFT é simultaneamente:

  • Uma ferramenta para auditar e analisar dados e resultados contabilisticos e de gestão
  • Uma ferramenta para auditar os sistemas informaticos utilizados na gestão e contabilidade da empresa
  • Uma ferramenta para validar e verificar os dados exportados no SAFT-PT destinados à administração fiscal


 

Principais novidades - Versão 2.0

A nova versão do Analisador SAFT inclui como principais novidades a capacidade de análise de grandes volumes de informação e cruzamento de dados entre sistemas não integrados de Facturação e Contabilidade.

Repositório de Dados

O Analisador SAFT permite ler qualquer xml no formato SAFT-PT, importando-o para o seu repositório de dados, onde regista os dados originais adicionados dos resultantes de processamentos e computações complementares. No repositório o utilizador pode ter tantos SAFTs para analisar quantos pretender.

Quando se importa um SAFT-PT para o repositório, o Analisador corre logo testes de integridade, reportando os erros e efectuando reparações para forçar a integridade e efectua computações adicionais sobre os dados.

Quando se importam vários SAFTs da mesma empresa e do mesmo ano, com dados da contabilidade e da facturação de um ou vários estabelecimentos, o Analisador permite efectuar a integração dos dados, usando critérios e operações especializadas para esta operação.
permite ler qualquer xml no formato SAFT-PT, importando-o para o seu repositório de dados, onde regista os dados originais adicionados dos resultantes de processamentos e computações complementares. No repositório o utilizador pode ter tantos SAFTs para analisar quantos pretender.

Testes automáticos de integridade

Os testes de integridade verificam o cumprimento das próprias regras especificadas no formato de dados SAFT-PT, permitindo funcionar como um validador.

Além disso, detecta inconsistências nos dados que provêm de erros que as aplicações de contabilidade e gestão deixaram passar. Em vez de abortar a importação, o testador providencia sempre uma solução para garantir a integridade dos dados importados, permitindo, ainda assim, analisá-los.

Os erros verificados podem ser listados num relatório para se pedir a sua resolução. As consultas e resultados em ecrã apresentam uma indicação nas linhas associadas a erros detectados.

Testes automáticos de campos ilógicos

A bateria de testes de campos ilógicos consiste numa série de critérios de bom senso corridos sobre os conteúdos dos registos das tabelas.

Inclui testes como limites de datas, verificações dos números de identificação fiscal pelo dígito de controlo, etc. Estes testes permitem avaliar o grau de fiabilidade dos dados introduzidos pelos utilizadores e especificar acções correctivas.

As consultas e resultados em ecrã apresentam uma indicação nas linhas associadas a erros detectados.

Testes automáticos de resultados ilógicos

A bateria de testes de resultados ilógicos consistem em testes destinados a detectar valores computados atípicos, produzindo um conjunto de alertas para ajudar a dirigir a investigação aos dados.

Entre outros, estes testes incluem a identificação de contas com saldos atípicos e a identifricação de discrepâncias entre contas da contabilidade e computações efectuadas sobre os dados das vendas.

Notas de auditoria

O Analisador SAFT permite registar notas de auditoria justificativas ou interrogativas. As notas interrogativas têm um tratamento semelhante aos erros, sendo associadas aos registos e aos resultados que influenciam.

O auditor pode efectuar o envio do relatório das notas e erros, total ou filtrado, para os respectivos responsáveis responderem às questões colocadas. Depois de analisadas, as notas interrogativas pode ser convertidas em notas justificativas.

Navegação nos dados

O Analisador SAFT proporciona ao utilizador um conjunto de janelas de consultas sobre os dados que permitem explorar e navegar nos dados de uma forma intuitiva.

As consultas comuns sobre as tabelas de dados incluem as consultas sobre as tabelas mestre, como clientes, fornecedores e produtos, as consultas sobre os movimentos contabilisticos e as consultas sobre os documentos de venda.

As consultas com informação cruzada incluem consultas como extractos por cliente, fornecedor ou produto, ou apresentação dos totais movimentados por cliente, fornecedor ou produto.

Em todas as consultas, são assinalados erros de integridade, erros de teste de campos ilógicos ou nota de auditoria associadas aos registos apresentados.

Resultados – Mapas e Análises

O Analisador SAFT disponibiliza um conjunto de resultados obtidos a partir dos dados, similar aqueles que devem ser obtidos das aplicações informáticas de contabilidade e facturação.

Estes resultados permitem conferir se os resultados apresentados à administração fiscal ou utilizados internamente estão de acordo com os dados efectivos da empresa.

Sobre os resultados que são apresentados em ecrã pode adicionar directamente notas de auditoria, justificativas, para documentar o resultado apresentado, ou interrogativas, para agendar a análise de parcelas que requerem clarificação.

Entre os resultados contabilisticos disponilizados pelo Analisador contam-se os balancetes, o balanço e a demonstração de resultados. Entre as análises de vendas disponilizados pelo Analisador contam-se as análises ABC de vendas por cliente, por artigo, vendas por cliente/artigo e vendas por país.

Consultas de particular interesse

O Analisador SAFT apresenta algumas consultas que seleccionam documentos para serem analisados individualmente, utilizando critérios habituais em auditoria. Por exemplo, a seleccção dos documentos de maior montante, selecção dos documentos de montantes muito desviados da média e a selecção dos documentos alterados em datas posteriores às dos lançamentos desse período.

O Analisador SAFT ainda apresenta grandes potencialidades para configurar novas consultas sobre os dados, compreendendo listas configuráveis com escolha das colunas, ordenação dos registos e dos filtros a aplicar, que permitem extender estas análises. 


Faça o download da Monofolha sobre o Analisador SAFT aqui.

 


 
www.sage.pt | Política de Privacidade | Contactos